Cidade

Onda de vandalismo e furtos de bronze atinge cemitério Jardim da Saudade em Londrina

27 out 2025 às 19:35

Ações de vandalismo e furtos de peças de bronze voltaram a causar preocupação no Cemitério Jardim da Saudade, em Londrina. De acordo com informações da Acesf (Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina), pelo menos 70 túmulos foram violados, tendo placas, portas de jazigos e outros itens de bronze arrancados e furtados.


A cena de destruição tem gerado indignação entre familiares que visitam o local. Diante da situação, a Acesf informou ter registrado os casos na polícia e orienta que as famílias afetadas também formalizem boletins de ocorrência, para auxiliar nas investigações e identificar os autores.


O superintendente da Acesf, Péricles Deliberador, expressou preocupação com a recorrência dos atos. “Temos conhecimento desses atos violentos contra os jazigos das famílias. Fizemos os boletins necessários e pedimos que as famílias também façam o seu, para que possamos chegar o mais rápido possível aos autores”, declarou.


Segundo Deliberador, muitos furtos são cometidos por indivíduos em situação de rua, mas o problema envolve também os receptadores do material roubado. “Essas pessoas furtam porque têm onde vender o produto. O país peca por não punir os receptadores como deveria”, afirmou, destacando a importância de coibir a compra e venda de bronze furtado.


Sobre a segurança, o superintendente destacou que o Cemitério São Pedro já possui câmeras de segurança interligadas à Guarda Municipal, o que ajudou a reduzir o vandalismo naquela unidade. No entanto, não há previsão de instalação de câmeras no Jardim da Saudade. “A Guarda Municipal já faz as rondas, mas temos mais de 500 bens públicos para cuidar. [...] A ideia é expandir esse sistema para os outros cemitérios”, disse Deliberador.


Como medida preventiva, a Acesf orienta as famílias a não repor placas e peças de bronze até que novas medidas de segurança sejam implementadas. A expectativa é que o reforço na vigilância diminua os atos de depredação no local.