Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade

Ônibus da TCGL começam a receber os cartazes do Violentômetro

30 set 2023 às 13:28
Por: Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

O Grupo Mulheres do Brasil Núcleo Londrina deu início esta semana ao trabalho de afixar, em cerca de 60 ônibus da Transportes Coletivos Grande Londrina, o cartaz do Violentômetro. O Violentômetro é uma espécie de régua que "mede" o grau de violência contra a mulher, indo da chantagem ao modo mais grave e triste, o feminicídio.


“É muito importante termos este espaço por parte da TCGL, que gentilmente acolheu nossa campanha, compreendendo a importância da causa do combate à violência contra a mulher. Agora o Violentômetro poderá ser visualizado por um enorme número de pessoas, ajudando na reflexão e conscientização sobre o problema”, afirma Charlene Tófano, uma das líderes colegiadas do Núcleo Londrina do Grupo Mulheres do Brasil.


A direção da Transportes Coletivos Grande Londrina – assim como a CMTU – foi muito receptiva à campanha e o primeiro ônibus a receber o cartaz do Violentômetro foi o de número 4553.



Reflexão e prevenção


O objetivo da distribuição do Violentômetro é estimular, por parte de toda a população, uma reflexão a respeito de seu próprio relacionamento ou de alguém conhecido, sensibilizando principalmente as mulheres para serem capazes de identificar, prevenir ou evitar os comportamentos listados. Muitas vezes por não resultarem em violência física, as vítimas vão tolerando as práticas num abuso crescete que pode culminar no feminicídio.

Outras notícias

Moradores da Cidade Verde cobram segurança em acesso à PR-323 em Rolândia

Cirurgia inédita com placas 3D importadas recupera rosto de menina após atropelamento

Apagão deixa bairros próximos ao aeroporto sem energia por mais de duas horas


A prática e as estatísticas mostram que, com o tempo, o risco de agravamento do comportamento violento aumenta, os episódios podem ficar mais frequentes e graves, podendo levar a danos permanentes à saúde física e mental, e até à morte. Por isso, quanto antes a agressão for identificada, melhor. Segundo dados do Laboratório de Estudos de Feminicídio (Lesfem), do qual a Universidade Estadual de Londrina (UEL) faz parte, o Paraná é o terceiro estado com maior número de casos feminicídios no país – foram 62 mulheres assassinadas somente de janeiro a junho deste ano.


Violentômetro em mais de 100 lugares


Os cartazes do Violentômetro começaram a ser distribuídos na cidade em agosto, por iniciativa do Comitê de Combate à Violência contra a Mulher do Núcleo Londrina, e, numa força-tarefa, as voluntárias já conseguiram afixá-lo em cerca de 100 pontos da cidade e em mais de 10 cidades da região de Londrina, incluindo escolas, bares, igrejas, lojas, universidades, estabelecimentos públicos e unidades de saúde.


A iniciativa de distribuição do Violentômetro faz parte das ações globais do Grupo Mulheres do Brasil e, além do apoio da sociedade civil, de instituições públicas e de donos de estabelecimentos que estão apoiando a ideia e cedendo espaço para o material ser afixado, o Núcleo Londrina contou o apoio imprescindível da Midiograf, que doou o papel e a impressão, e com a doação em dinheiro e tempo das voluntárias do Núcleo.


Quem se interessar por distribuir o Violentômetro em seu estabelecimento, espaço comunitário ou local de trabalho pode entrar em contato por mensagem inbox pelo Instagram do @grupomulheresdobrasillondrina.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Bazar Julino do Provopar une moda circular e solidariedade em Londrina

Cidade
Imagem de destaque

Homem é preso em flagrante após arrombar e furtar restaurante na Avenida JK

Cidade

Moradores da região do aeroporto de Londrina sofrem com impactos de obras

Cidade

Bloqueio em acesso da Avenida Winston Churchill gera transtornos na zona norte

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Joalheria de shopping de Londrina é furtada e tem prejuízo de R$ 2 milhões

Brasil e mundo
Brasil

Ataque em escola municipal deixa criança morta e outras três pessoas feridas no Rio Grande do Sul

Brasil
Brasil

Apresentador de TV é morto com furadeira após discussão; suspeito segue foragido

Brasil e mundo
Mundo

Homem é engolido inteiro por Píton de 8 metros

Cidade
Londrina e região

Corpo em decomposição é encontrado dentro de empresa desativada em Londrina

Podcasts

Podcast Falando de Gestão | EP 18 | Wagner Kronbauer

Podcast Pod Tah | EP 18 | Beleza e Bem-estar na Estética Avançada | Tati Oliveira

Podcast Negócios à parte | EP 13 | Dia a Dia de um Corretor de Imóveis | Rejany Albuquerque

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.