Na manhã de hoje (19), a Polícia Civil de Toledo, com o apoio do 19º Batalhão de Polícia Militar, Guarda Municipal e Núcleo de Operações com Cães da Polícia Civil do Paraná (PCPR), desencadeou a operação denominada “ASSEPSIA”, voltada ao combate do tráfico de drogas no município.
A operação é fruto de investigações coordenadas pelo delegado Rodrigo Baptista Santos, que resultaram na identificação de duas associações criminosas envolvidas no tráfico de drogas, com foco na venda direta aos usuários. As principais substâncias comercializadas eram o crack e cocaína.
As duas organizações criminosas tinham como base o Jardim Europa, sendo que uma delas foi identificada como ponto de comércio e consumo de drogas. A operação resultou na prisão de 7 pessoas, entre homens e mulheres, cujas prisões preventivas foram decretadas pelo juiz da 1ª Vara Criminal de Toledo. A maioria dos investigados já possui antecedentes criminais, outros 3 encontram-se foragidos.
Durante as apreensões, foram encontrados celulares, veículo e objetos relacionados à comercialização de drogas. O delegado-chefe da Subdivisão Policial de Toledo, Alexandre Macorin, ressaltou a importância do trabalho conjunto das forças de segurança no combate ao tráfico local, destacando que esse tipo de crime gera muitas vezes uma série de outras infrações, como furtos, receptação e até crimes contra a vida, uma vez que os indivíduos muitas vezes cometem outros delitos para sustentar o vício.
As investigações devem ser concluídas nos próximos dias. Todos os investigados já se encontram recolhidos na cadeia pública de Toledo, à disposição do Poder Judiciário.