Cidade

Operação "Basta!" desarticula quadrilha envolvida em assalto contra aposentado em Cascavel

30 mai 2025 às 07:30

Uma ação conjunta de alta complexidade resultou no cumprimento de 10 ordens judiciais nas cidades de Cascavel, Toledo e Santo Antônio do Descoberto, em Goiás. Trata-se da “Operação Basta!”, desencadeada pela Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) de Cascavel, com apoio de unidades da Polícia Civil da região e também da Polícia Civil de Goiás. A operação é o desfecho de quatro meses de investigação que elucidaram um crime violento ocorrido em janeiro contra um aposentado de 60 anos.


O crime aconteceu no dia 13 de janeiro, quando a vítima, proprietária de um sítio, foi atraída para uma emboscada após receber uma ligação com uma oferta de patos. Ao chegar ao bairro Universitário, em Cascavel, foi abordada por um dos envolvidos, que a convenceu a seguir até outro ponto da cidade. Durante o trajeto, no bairro Veredas, o criminoso sacou uma arma e anunciou o assalto, obrigando o homem a dirigir até uma área rural. No local, outro assaltante, também armado, se juntou à ação.


A vítima foi amarrada, agredida e mantida sob ameaça por cerca de três horas. Durante o cativeiro, foi forçada a realizar transferências via Pix que somaram R$ 12.450. Além disso, teve a caminhonete Fiat Strada roubada. O aposentado só conseguiu pedir socorro após a fuga de um dos criminosos, com a ajuda de um transeunte.


A investigação, comandada pelo delegado Marcos Fontes, enfrentou dificuldades devido ao local isolado onde o crime ocorreu, sem testemunhas. Com base em técnicas investigativas e medidas cautelares autorizadas pelo Judiciário e pelo Ministério Público, os policiais conseguiram identificar os cinco envolvidos, reunir provas e detalhar a participação de cada um no crime.


O mentor intelectual do assalto, conforme apurado, já havia trabalhado na casa da vítima e repassou informações cruciais para o planejamento do crime. Ele também foi responsável por conduzir a caminhonete roubada até a fronteira com o Paraguai. Um casal atuou como motorista e olheiro, auxiliando na travessia do veículo, enquanto outros dois envolvidos foram os executores diretos do sequestro e roubo.


Com exceção do casal, os demais integrantes do grupo possuem antecedentes criminais. O mentor do crime já havia sido condenado por roubo de veículo e foi preso em flagrante neste ano, conduzindo outro caminhão roubado, em um caso semelhante.


A “Operação Basta!” reafirma o compromisso da Polícia Civil em combater crimes violentos e desarticular organizações criminosas, mesmo diante de investigações de alta complexidade.