Cidade

Operação investiga desvio de R$ 5 mi em empresa de máquinas para salgados em Londrina

05 fev 2026 às 10:13

A Polícia Civil do Paraná cumpriu, na manhã desta quinta-feira (5), mandados de busca e apreensão da Operação Máquinas da Felicidade, que apura o desvio de cerca de R$ 5 milhões de uma empresa de Londrina que fabrica máquinas para produção de salgados. Os mandados foram cumpridos em Londrina e em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba.


Logo após as seis horas da manhã, policiais civis foram até a residência do principal suspeito, no Jardim dos Pioneiros, na zona leste de Londrina. Como não houve atendimento, a equipe precisou arrombar a porta para cumprir a ordem judicial. No entanto, ninguém foi encontrado no imóvel.


Em um segundo endereço, os agentes localizaram o veículo do suspeito, que também constava no mandado. No local, estavam apenas os pais dele, que autorizaram a entrada da equipe. Os policiais realizaram buscas à procura de documentos e materiais que possam contribuir com a investigação.


De acordo com a Polícia Civil, o esquema envolvia a criação de empresas fantasmas, usadas para simular a compra de peças que seriam utilizadas na fabricação das máquinas. Segundo o delegado Edgard Soriani, da Delegacia de Estelionato de Londrina, os materiais nunca foram entregues à empresa, apesar dos pagamentos terem sido efetuados.


Ainda conforme a investigação, os cinco envolvidos teriam usado o dinheiro desviado para construir imóveis, adquirir carros de luxo e custear viagens ao exterior. O esquema foi descoberto após uma auditoria interna, realizada no fim do ano passado.


A Justiça determinou o bloqueio das contas bancárias dos dois casais envolvidos e do homem apontado como líder do esquema, além do sequestro de bens e da quebra do sigilo de dados dos investigados.


A Polícia Civil solicitou a prisão preventiva dos cinco envolvidos, mas o pedido não foi aceito pela Justiça. As investigações continuam para aprofundar a apuração e reunir novas provas.