Na noite de sexta-feira (25), uma força-tarefa composta pelo Pelotão de Trânsito da Polícia Militar do Paraná, Guarda Municipal e Transitar realizou a Operação Lei Seca na região Oeste e Centro de Cascavel. A ação teve como objetivo intensificar a fiscalização e coibir infrações de trânsito, com foco principal na condução sob efeito de álcool.
Durante a operação, 140 pessoas foram abordadas e 119 veículos fiscalizados. Ao todo, foram confeccionados 99 autos de infração, com diversas irregularidades constatadas, incluindo 11 veículos com licenciamento atrasado, 8 condutores inabilitados e 2 motoristas com CNH suspensa. Três motocicletas, uma bicicleta motorizada e quatro automóveis foram recolhidos ao pátio, além da apreensão de uma motocicleta com adulteração de sinal identificador.
Foram realizados 119 testes do etilômetro, que resultaram em 23 flagrantes de embriaguez ao volante. Desses, 13 condutores testaram positivo (Art. 165 do CTB) e 10 recusaram o exame (Art. 165-A), mas foram autuados.
Quatro pessoas acabaram presas por embriaguez: duas por apresentarem resultado igual ou superior a 0,30 mg/l no bafômetro e duas com sinais evidentes de embriaguez registrados em termo de constatação. Entre os detidos, um também foi autuado por adulteração de sinal identificador de veículo, já que conduzia uma motocicleta com placa divergente do chassi.
As autoridades destacam que ações como essa têm caráter preventivo e educativo, reforçando a importância da conscientização no trânsito. A Operação Lei Seca seguirá sendo realizada de forma contínua em Cascavel e região.