Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Londrina e região

Operação Volta às Aulas da CMTU reforça educação no trânsito a partir desta quinta

Iniciativa contempla unidades de ensino em diversas regiões; ao final da programação, projeto Agente Amigo da Escola manterá ações educativas e de fiscalização
04 fev 2026 às 14:10
Por: Portal Tarobá
Foto: Divulgação

Com o início do ano letivo nesta quinta-feira (5) para aproximadamente 46 mil alunos da rede municipal de educação em Londrina, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) lança a “Operação Volta às Aulas 2026”. A iniciativa, cuja programação contempla unidades de ensino em diversas regiões da cidade, tem como objetivo prevenir o registro de sinistros e conscientizar a comunidade escolar para um trânsito mais seguro e humanizado.


A largada nas atividades será na Escola Municipal Professor Moacyr Teixeira, no Conjunto Violim, às 11h. No período da tarde será a vez da Escola Municipal Ignez Corso Andreazza, no Vivi Xavier, receber os agentes de trânsito a partir das 13h. Na oportunidade, os profissionais buscarão orientar pais de alunos, estudantes, motoristas do transporte escolar e trabalhadores desses estabelecimentos.


Com abordagens e entrega de material educativo, os servidores da Coordenadoria de Educação no Trânsito da CMTU irão chamar a atenção para o respeito às faixas de pedestre; o uso do cinto de segurança e de dispositivos de retenção, como a cadeirinha e o assento de elevação; a utilização correta das vagas exclusivas e de embarque e desembarque e, ainda, para a parada em fila dupla, entre outras situações.


A coordenadora de Educação e Segurança Viária da companhia, Mara Diniz, explica que esses são os principais fatores que colocam em risco a integridade de crianças e adolescentes no entorno das instituições de ensino. “A fila dupla, mesmo que seja só um minutinho, reduz a visibilidade de pedestres que tentam atravessar, além de obstruir o fluxo da via. Já o estacionamento irregular e a falta de utilização do cinto, por exemplo, podem levar a ferimentos graves em casos de sinistros”.


A coordenadora de Educação ressalta que a Operação Volta às Aulas tem caráter eminentemente educativo, com foco principal na conscientização e mudança de comportamento. No entanto, a emissão de autos de infração não está descartada em casos de flagrantes que comprometam a segurança da comunidade. “Nosso propósito é educar, estimulando uma cultura de cuidado e respeito às normas de trânsito. Contudo, quando necessário, entendemos que a aplicação das leis também tem efeito pedagógico”, alertou.

Outras notícias

Receita Federal realiza duas ações e retém drogas avaliadas em mais de R$ 800 mil em Cascavel

PCPR prende homem por estupro de vulnerável e outros delitos em Cascavel

Operação conjunta apreende quase uma tonelada de maconha às margens do Rio Paraná


Programação – Após o atendimento às duas unidades da zona norte na quinta, na sexta-feira (6) a CMTU chegará às escolas municipais Professora Maria Irene Vicentini Theodoro, no Jardim Califórnia, e Maria Carmelita Vilela Magalhães, no Jardim Mazzei.


Confira a lista de unidades escolares a serem visitadas até o próximo dia 13: Escola Municipal Bartolomeu de Gusmão; Escola Municipal Dr. Claudio de Almeida e Silva; Escola Municipal Prof. Leônidas Sobrino Porto; Escola Municipal Prof.ª Maria Tereza Meleiro Amâncio; Escola Municipal Prof. Odésio Franciscon; CMEI Kalin Youssef Youssef; Escola Municipal Prof. Joaquim Pereira Mendes; CMEI Antonieta Trindade; Escola Municipal Arthur Thomas, Escola Municipal Prof. Tereza Canhadas.


Ao término da programação, a CMTU dará início ao projeto “Agente Amigo da Escola”, que durante todo o ano letivo terá ações educativas e de fiscalização no entorno de centros de educação infantil, escolas municipais, colégios estaduais, instituições particulares e universidades.


Segundo Diniz, o intuito da proposta é marcar presença constante nesses estabelecimentos, aumentando a sensação de segurança e coibindo infrações numa perspectiva de educação no trânsito permanente.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Preparativos para o Carnaval 2026 em Londrina une forças de secretarias e órgãos municipais

Cidade
Imagem de destaque

Mulher morre após acidente entre carro e moto no bairro KLP, em Foz do Iguaçu

Cidade

Zelador com problema de pele espera há três anos por dermatologista na fila do SUS

Cidade

Governador Ratinho Jr. autoriza início das obras do novo Terminal Metropolitano de Londrina

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Governo do Paraná suspende instalação de pórtico de cobrança na BR-369 em Rolândia

Cidade
Londrina e região

Ratinho Júnior visita Londrina e autoriza início das obras do Terminal Metropolitano

Cidade
Londrina e região

Casal é preso por suspeita de chefiar quadrilha de estelionato em Londrina

Cidade
Londrina e região

Moradores de condomínio na Gleba Palhano reclamam de falta de energia frequente

Cidade
Londrina e região

Suspeito nega envolvimento e aponta esposa como responsável por esquema milionário

Podcasts

Podcast Café com Edu Granado | EP 49 | A Fé no Mundo Corporativo | Ana Paula Gil

Podcast Falando de Gestão | EP 46 | Trajetória na Comunicação | Carmen Cavaletto

Podcast Café com Edu Granado | EP 48 | Fé, Vocação e Esperança | Agnaldo Pereira e Fernando Carioca

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.