Cidade

Organização criminosa movimentou mais de R$ 14 milhões, grupo traficava armas do Paraguai

17 jun 2024 às 12:46

A Polícia Federal, em conjunto com a Receita Federal, deflagrou na manhã de hoje a Operação Contraface, com o objetivo de desarticular organização criminosa com atuação em Cascavel e Toledo, dedicada ao tráfico internacional de entorpecentes e armas de fogo.


Foram cumpridos 9 mandados de prisão preventiva, 13 mandados de busca e 22 mandados de sequestro de bens e valores nas cidades de Cascavel/PR, Toledo/PR, Medianeira/PR, Erechim/RS e Florianópolis/SC. Segundo a Polícia Federal, o grupo criminoso, liderado por empresários de Cascavel e Toledo, agia da seguinte forma.


-Importava maconha e pistolas do Paraguai;

-Armazenava a droga e as armas provisoriamente em depósitos diversos espalhados na região oeste do Paraná;

-Adquiria veículos diversos, especialmente caminhões, para transportá-las;

-Constituía empresas fictícias para figurar como proprietárias dos veículos;

-Criava compartimentos ocultos nos veículos;

-Simulava a venda dos veículos para os motoristas contratados para dirigi-los;

-Transportava as armas e a droga para vários Estados do Brasil;

-Constituía contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas para lavar o dinheiro obtido com suas práticas criminosas.


Parte das ramificações da organização criminosa foi descoberta em outubro do ano passado na operação Drake, realizada no Rio de Janeiro. Na oportunidade, 4 agentes de Polícia Civil do Rio e um advogado foram presos. Eles eram suspeitos de escoltarem um caminhão frigorífico carregado com 16 toneladas de maconha, venderem a droga nele armazenada e, depois, liberarem o motorista que estava conduzindo o veículo.


O caminhão pertencia à organização criminosa, que contava com um esquema bastante articulado, inclusive, com ajuda de um contador, que foi preso hoje.


Ao longo das investigações, iniciadas em maio de 2023, foram apreendidos diversos carregamentos de entorpecentes e armas de fogo pertencentes ao grupo, totalizando aproximadamente 26 toneladas de maconha 8 pistolas. Também se identificou que, de 2021 até o momento a organização fez movimentações milionárias.