Cidade

Paciente do 1° transplante de coração do ano em Londrina recebe alta de hospital

03 fev 2023 às 10:18

A mulher que recebeu o primeiro transplante de coração na Santa Casa de Londrina recebeu alta nesta quinta-feira (2). O precedimento aconteceu no dia 08 de janeiro e movimentou a equipe coordenada pelos cirurgiões cardíacos Gualter Pinheiro Jr. e Luis Fernando Tirolli. Camila Bordini, de 35 anos, foi quem recebeu o orgão. Ela é formada em Ciências Biológicas e mora com a família em Grandes Rios, região norte do Paraná.


“Parece um sonho. Às vezes acho que não aconteceu. Antes meu corpo era pesado. Agora sinto mais leveza. Passava o dia a dia esperando e na hora que chegou esse coração não tive dúvida. Fiquei tranquila”, conta Bordini.

 


A mulher estava na fila de transplante há 3 anos. Durante a pandemia de Covid-19 teve a oportunidade de fazer o transplante por duas vezes. Mas o medo foi maior. “Depois fiquei com aquela dúvida: será que terei a terceira chance?”, relembra Camila. 


Os dias, segundo ela, oscilavam entre fazer planos para depois do transplante e o desânimo diante da incerteza pela chegada de uma terceira oportunidade.  


PRIMEIRA CIRURGIA AOS 13 ANOS - A cardiopatia congênita de Camila foi descoberta aos 11 anos de idade. Aos 13 anos veio a primeira cirurgia cardíaca para troca de válvula cardíaca e implante de marcapasso. O procedimento foi realizado pela mesma equipe que fez o transplante de Camila. Desde os 13 anos, ela é acompanhada clinicamente pela equipe do cirurgião Gualter Pinheiro Jr. 


Camila retornou para a sua cidade. Nos 25 dias de internação ela esteve na companhia da mãe, Juliana Bordini. 


Este é o 68º transplante cardíaco realizado pela instituição. O hospital é o único credenciado pelo Ministério da Saúde para realizar este tipo de procedimento no norte do Paraná. A Santa Casa de Londrina também realiza transplantes renais.