Cidade

Pais e alunos reclamam da falta de estrutura em escola municipal de Foz do Iguaçu

20 fev 2025 às 12:10

A Escola Municipal Papa João Paulo I, em Foz do Iguaçu, enfrenta problemas estruturais que preocupam pais e alunos. Com 46 anos de existência, a instituição nunca passou por uma grande revitalização, recebendo apenas pequenos reparos ao longo dos anos.


Atendendo 145 alunos da educação infantil ao quinto ano, a escola é elogiada pela qualidade do ensino, mas a infraestrutura é alvo de críticas. Entre os principais problemas estão as goteiras no telhado, que provocam alagamentos na sala da coordenação em dias de chuva. O sistema elétrico também é deficiente e não suporta a demanda de aparelhos como ar-condicionado, o que leva a quedas de energia nos dias mais quentes.


A falta de cobertura no parquinho também é um problema, impedindo o uso do espaço tanto em dias de sol intenso quanto em períodos chuvosos. Além disso, apesar de haver um terreno grande ao lado, a escola conta com um espaço reduzido para suas atividades, e a quadra, que poderia ser utilizada pelos alunos, pertence a outra instituição.


Em resposta, a Secretaria Municipal da Educação informou que o projeto para a construção de uma nova sede para a escola está em fase avançada. A proposta prevê a implantação da unidade em um lote localizado na Avenida José Maria de Brito, a menos de 300 metros da estrutura atual. O novo projeto contempla 10 salas de aula, setores administrativos e uma quadra de esportes.


A administração municipal afirmou que está trabalhando para viabilizar o processo licitatório o mais breve possível e que, paralelamente, a Secretaria de Educação já iniciou manutenções emergenciais na atual estrutura da escola.