Cidade

Pais procuram vacinação de crianças contra a dengue com o aumento de casos

27 fev 2024 às 11:29

Com o aumento de casos de dengue em todo o Brasil, pais de Londrina buscam a prevenção através da vacina. A aplicação das doses foi iniciada no último sábado (24) e desde o início da campanha, mais de 2 mil crianças de 10 e 11 anos foram vacinadas. 


Com isso, o saldo na rede pública de Londrina é de aproximadamente 11 mil doses ainda disponíveis. As crianças fazem parte do grupo de risco da dengue, por isso, é importante ter atenção redobrada. 


Na última segunda-feira (26), o PAI (Pronto Atendimento Infantil) registrou o maior número de atendimentos deste ano, com 537 fichas abertas em 24 horas. Mesmo com a escala completa com 8 médicos, o aumento expressivo de fichas gerou, em alguns momentos, um tempo de espera acima do aceitável, algo não observado na unidade nos últimos seis meses. 


De acordo com a Secretaria de Saúde, muitos atendimentos foram relacionados a sinais e suspeitas de dengue, e demandaram um tempo maior e atendimento mais complexo, com solicitações de exames laboratoriais, hidratação e nova consulta médica. 


Os sintomas costumam aparecer de três a 14 dias após a picada e são muito parecidos com os da gripe: febre alta, dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, fraqueza, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele.