Cidade

Parada LGBTQIA+ de Londrina é adiada e voltará ao formato de passeata

29 nov 2025 às 11:30

A 7ª edição da Parada Cultural LGBTQIA+ de Londrina foi adiada em uma semana. Prevista inicialmente para este domingo (30), o evento acontecerá no dia 7 de dezembro de 2025. A decisão foi tomada pela produtora FLAPT!, em parceria com a ONG D.O.C.Ê., após dias de negociações com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, CMTU, Guarda Municipal e a 20ª Promotoria de Justiça de Londrina.


O adiamento foi uma medida preventiva, visando garantir a segurança dos 22 mil manifestantes esperados e a preservação do Centro Social Urbano (CSU) da Vila Portuguesa, popularmente conhecido como “Buracão”.


Além da mudança de data, a manifestação terá uma alteração no seu formato. Depois de duas edições realizadas no "Buracão" (2022 e 2023), a Parada retorna às ruas da cidade como passeata, replicando o formato das primeiras manifestações realizadas entre 2017 e 2019.


O tema escolhido para este ano é “A diversidade faz a cidade!”, que busca refletir a percepção da importância da participação de pessoas LGBTQIA+ dentro da economia, cultura, saúde e política londrinense.


A organização ressalta o direito constitucional à manifestação pacífica:


"Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente."


Em breve, a produtora e a ONG D.O.C.Ê. divulgarão mais informações sobre o trajeto, horário e programação completa da Parada Cultural.