Cidade

Paraná investe R$ 400 mi em ampliação do Programa Olho Vivo com Inteligência Artificial

11 dez 2025 às 21:08

O Paraná está se preparando para ter um dos sistemas de videomonitoramento mais avançados do Brasil. Um investimento de R$ 400 milhões foi anunciado para garantir a ampliação do programa "Olho Vivo", que funciona no estado desde 2022. A nova etapa visa integrar tecnologias de Inteligência Artificial (IA) ao sistema estadual, garantindo mais agilidade e capacidade de investigação no combate à criminalidade, conforme destacou o Secretário de Estado das Cidades.


A tecnologia de IA permitirá o cruzamento de dados em tempo real, a emissão automática de alertas e a identificação rápida de suspeitos, veículos furtados e pessoas desaparecidas. Com as câmeras inteligentes, o sistema passará a operar de forma automática, reduzindo a dependência do monitoramento contínuo dos profissionais da segurança pública, otimizando recursos humanos para outras frentes.


O projeto-piloto já está em teste e será expandido para as 399 cidades do Paraná. A previsão do Governador Carlos Massa Ratinho Júnior é de que 1.500 novas câmeras sejam instaladas ao longo de 2026. O Secretário de Estado da Segurança Pública, Coronel Hudson Teixeira, reforçou que, ao final da expansão, o sistema será o maior e mais avançado do Brasil, integrando as redes estadual e municipal no combate ao crime.


O programa "Olho Vivo" é coordenado pelas Secretarias da Segurança Pública, das Cidades e pela Superintendência-Geral de Governança de Serviços e Dados, garantindo a articulação necessária para a implementação e gestão dessa tecnologia de ponta.