Cidade

Paraná vai investir na construção de 300 novas creches

11 jun 2024 às 12:42

O governo do Paraná anunciou a construção de 300 creches em 258 cidades para atender crianças de 0 a 3 anos. Os recursos serão depositados diretamente nos fundos municipais e as prefeituras serão responsáveis pela licitação.


O investimento total é de 391 milhões e 400 mil reais, e é considerado o maior pacote da história para a infraestrutura de educação infantil. A construção dessas 300 novas creches devem atender até 13 mil e 800 crianças. A medida atende um pedido das prefeituras para reduzir a falta de vagas na educação infantil.


Os recursos são fruto de uma parceria entre a secretaria de desenvolvimento social e família e a casa civil, com aporte do tesouro estadual, do fundo para a infância e adolescência e da Assembleia Legislativa do Paraná.


O dinheiro será depositado diretamente nos fundos municipais e as prefeituras serão responsáveis pela licitação. Cada unidade deve receber aproximadamente 1 milhão e 300 mil reais. O investimento também vai fortalecer a política da primeira infância no paraná, que prevê a implantação do programa infância feliz e que, entre outras ações, trata da construção desses espaços.


A construção dessas novas creches vai auxiliar muitos municípios, já que muitas cidades não têm equipamentos públicos ou mesmo privados suficientes para atender essa faixa etária. As creches deverão ser construídas em terrenos com pelo menos mil e 200 metros quadrados, que serão destinados pelas prefeituras. O projeto de arquitetura  será doado pelo estado para as administrações municipais contratarem e executarem as obras. As unidades terão ampla estrutura para receber os pequenos. Além disso, as creches foram projetadas para facilitar a ampliação em caso de necessidade.


Os critérios para escolha das cidades, envolvou um indicador chamado potencial de creche por município que considera a proporção de matrículas em creches, taxa de natalidade e fator socioeconômico. As cidades com menor índice de desenvolvimento humano municipal serão priorizados para ordem de execução das creches.