Cidade

Paraná vai receber 86 mil imunizantes contra dengue; número ainda é insuficiente

27 jan 2024 às 10:24

Já são quase 16.700 casos confirmados de dengue em todo Paraná, somente em 2024, sendo o terceiro no ranking com o maior número de casos. 96 cidades estão em alerta, sendo que Cambé e Apucarana já decretaram epidemia. O estado soma quatro mortes pela doença e outras quatro estão em investigação. Na tentativa de amenizar os dados, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) informou que Paraná deve receber, nos próximos dias, pelo menos 86 mil doses da vacina contra a dengue.

 

Tendo em vista a baixa quantidade de imunizantes, a Sesa encaminhou um oficio ao Ministério da Saúde pedindo mais doses da vacina contra a doença. O primeiro lote contempla apenas 30 cidades da regional de Londrina e Foz do Iguaçu.

 

A expectativa é iniciar a vacinação ainda no mês de fevereiro, segundo o secretário estadual Beto Preto. “A vacina foi liberada para o Brasil, mas o Ministério da Saúde conseguiu comprar poucas doses. Nós temos 87 mil crianças”, explicou.

 

O primeiro público-alvo contempla crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. A faixa etária concentra o maior número de hospitalizações pela doença. Este lote deve conter cerca de 86.836 doses. O secretário explica que o resultado da vacina deve ser observado somente no próximo verão.