Uma das áreas verdes mais importantes de Londrina, e último remanescente florestal de grande porte localizado na área urbana do município, o Parque Municipal Arthur Thomas completa 48 anos de criação neste domingo (17).
Originalmente, o espaço onde a unidade está localizada havia sediado a primeira usina hidrelétrica de Londrina, a Usina Cambé, inaugurada em 1939 e ativa até 1967. A lei municipal nº 2.564, que criou oficialmente o parque, foi assinada em 17 de setembro de 1975, e o local foi aberto à visitação em 10 de dezembro de 1987.
Com área de 85,47 hectares, o Parque Municipal Arthur Thomas é habitado por uma fauna privilegiada, que inclui espécies como macaco-prego, quati, cutia, paca, teiú, carão, garça, águia-pescadora e tatu-galinha, entre outros animais. Também é uma importante reserva do ponto de vista da flora, abrigando inclusive árvores ameaçadas de extinção como a peroba-rosa e a araucária.
No total, o espaço conta com sete trilhas de caminhada, das quais quatro estão atualmente abertas ao público. Além do lago situado no centro da unidade, uma de suas principais atrações é a Cachoeira do Beija-Flor, que tem 25m de altura e possui um mirante.
O Parque Municipal Arthur Thomas fica na Rua da Natureza, 155, Jardim Piza, e tem entrada gratuita. A visitação pode ser feita de terça-feira a domingo, inclusive aos feriados, das 8h às 17h.
A unidade conta com um perfil no Instagram, atualizado constantemente com informações, tendo o nome de usuário @parquearthurthomas. As notícias sobre as atividades realizadas no Parque também são divulgadas na página da Sema (@semalondrina).
Para comemorar o aniversário de 48 anos do Parque Municipal Arthur Thomas, a Sema preparou uma programação especial de atividades que serão realizadas no domingo (17), incluindo mini-trilha, oficina artística e piquenique sustentável em família.
As vagas para essas ações já estão todas esgotadas, porém, a unidade abrirá normalmente para a visitação.