Uma grande operação da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) de Londrina, em parceria com a Polícia Civil de Campo Mourão, resultou na prisão de 10 pessoas e na apreensão de um adolescente nesta quarta-feira (1º). A ação, chamada de "Leste Sangrento", teve como foco o combate ao tráfico de drogas e aos homicídios causados pela disputa de territórios entre facções criminosas no Noroeste do Paraná.
A operação cumpriu 27 mandados de busca e apreensão, sendo 24 em Campo Mourão e 3 em Cianorte. A ação mobilizou 110 policiais civis e contou com o apoio de um helicóptero. Durante as buscas, foram apreendidas porções de maconha, crack e cocaína, além de três armas de fogo. Do total de detidos, 10 foram presos em flagrante por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo, e um adolescente foi apreendido por ato infracional.
Segundo a investigação, a operação policial foi possível após a prisão, em Santa Catarina, de um homem que comandava o tráfico de drogas e ordenava homicídios na região. Com ele, foram apreendidos três celulares que revelaram o esquema criminoso.
As investigações apontam que a facção criminosa agia com extrema violência, eliminando rivais para controlar pontos de venda de drogas. Nos últimos anos, o grupo intensificou os homicídios como estratégia para manter o domínio na região leste de Campo Mourão.