O entendimento entre os governos estadual e federal no andamento das concessões de rodovias no Paraná é um avanço para melhorar a infraestrutura de transporte, garantir segurança nos deslocamentos dos paranaenses e ampliar a competitividade de todas as regiões do estado na atração de investimentos. É a avaliação do deputado estadual Tercilio Turini, que reafirma a necessidade de os futuros contratos priorizarem tarifas de pedágios bem mais baratas, rápida execução das obras rodoviárias e mecanismos efetivos de fiscalização das concessionárias.
O parlamentar ressalta mais uma vez a importância da criação de Conselhos de Usuários em cada um dos seis lotes de concessão e também a implantação do Pedagiômetro em cada uma das praças de cobrança. "São instrumentos para assegurar transparência e acesso da população aos números. O cidadão tem o direito de saber quanto se arrecada de pedágio, quanto é investido em obras e quanto as empreiteiras lucram. As concessões vão movimentar bilhões de reais dos paranaenses. Com o Pedagiômetro e o Conselho de Usuários, as pessoas poderão acompanhar e opinar sobre a atuação das concessionárias e os serviços prestados", defende o deputado.
Tercilio Turini lembra que o Paraná está delegando à União a responsabilidade sobre cerca de 1.100 quilômetros de rodovias estaduais, que vão se somar aos 2.200 de vias federais no estado. "Precisamos ter instrumentos de fiscalização porque sabemos que o governo federal está mais distante e muitas vezes isso dificulta a cobrança por serviços e obras. Ainda temos tempo de assegurar o Conselho de Usuários e o Pedagiômetro nos editais de concorrência", afirma Turini, considerando positivo o convênio de delegação das rodovias paranaenses assinado ontem (dia 3) pelo governador Ratinho Junior e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Para o deputado, a expectativa é que os lotes 1 e 2 possam atrair vários investidores nos leilões programados para agosto ou setembro. "A disputa pode influenciar diretamente nos preços do pedágio. Quanto mais interessados, maior deve ser o desconto nos valores das tarifas", avalia. Tercilio Turini entende que as licitações já definidas serão um termômetro para as próximas, inclusive com possibilidade de adequações nos próximos quatro lotes a serem leiloados.
"O fundamental é reduzir bastante a tarifa, sem comprometer o cronograma de obras", salienta. "O Paraná sofreu muito com as concessões anteriores. Não podemos permitir que os erros se repitam. Queremos as rodovias duplicadas e outras melhorias, segurança nas estradas, investimentos e desenvolvimento. Mas dentro de valores de pedágio suportáveis pela população", declara o deputado estadual Tercilio Turini.