Na tarde desta terça-feira (18), a Base Norte do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), da Polícia Militar do Paraná, foi contatada pela Polícia Federal, solicitando apoio para buscas de helicóptero suspeito de transportar drogas.
No planejamento da operação, percebeu-se que precisaria também, envolver a aeronave da Base Oeste do BPMOA, que estava em operação na Cidade de Guaira.
Durante as buscas realizadas pelo Falcão 01 (Base Norte/BPMOA), Falcão 13 (Base Oeste/BPMOA) e Caçador 06 (CAOP/PF) na Região entre Umuarama e Loanda, o Falcão 13, por meio do sensor infravermelho do imageador térmico que integra a tecnologia embarcada, logrou êxito na localização da aeronave Robinson 44 ainda em voo.
Momento em que se iniciou o acompanhamento aéreo desta aeronave, sendo repassadas as informações da localização ao Caçador 06 e ao Falcão 01.
Nas proximidades de Jaguapitã, o Caçador 06, orientado pelo Falcão 13 logrou êxito na abordagem da aeronave, a qual estava carregada de aproximadamente 243kg de substância análoga a cocaína.
O piloto da aeronave tentou se evadir, mas foi localizado pelo Falcão 13 (BPMOA), sendo abordado e detido pelo Caçador 06 CAOP/PF).