A PF (Polícia Federal) cumpriu um mandado de busca e apreensão nesta segunda-feira (03) em Foz do Iguaçu, como parte de uma investigação sobre caça ilegal dentro do Parque Nacional do Iguaçu, uma Unidade de Conservação Federal.
A operação foi solicitada pela Justiça Federal, com base em informações do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), e busca coletar provas de crimes ambientais e de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.
Envolvimento de Agente de Segurança Pública
As apurações indicam envolvimento de servidores da segurança pública, incluindo um policial penal, já flagrado por caça ilegal em 2021. A investigação foca na reiteração da conduta, em que o servidor teria se valido da função e do armamento para adentrar o Parque Nacional e praticar caça ilegal.
Em setembro de 2025, o investigado foi flagrado por câmeras de monitoramento em uma trilha de caça, dentro dos limites do Parque, portando uma arma longa e acompanhado de duas pessoas ainda não identificadas. A caça ilegal ameaça espécies da fauna local, muitas em risco de extinção.
Material Apreendido
Na operação, a PF apreendeu:
-
Três armas de fogo (uma espingarda e duas pistolas);
-
Munições;
-
Material de caça;
-
Carne de peixe congelada.
Todo o material foi encaminhado à perícia da Polícia Federal, e as investigações seguem em andamento.