Cidade

Pichações em Londrina: secretário fala dos desafios da fiscalização para coibir crime

08 set 2025 às 11:06

As pichações em Londrina seguem sendo um problema recorrente, mas na última semana, um caso na Avenida Higienópolis chamou a atenção da população e das autoridades. O ato de vandalismo, além de impactar visualmente a cidade, ganhou destaque por ter sido gravado e divulgado nas redes sociais pelo próprio infrator.


A pichação tomou grande parte da fachada de um edifício atualmente desativado, que exibe uma placa de "aluga-se". O vandalismo gerou prejuízos diretos ao proprietário, que tenta obter renda com a locação do imóvel.


Segundo o secretário de Segurança Pública de Londrina, Felipe Juliani, o maior desafio enfrentado pelas autoridades é a impunidade. “Tanto a Polícia Militar quanto a Guarda Municipal atuam na fiscalização desses crimes, mas os responsáveis raramente são punidos”, afirmou.


Outro obstáculo enfrentado é a identificação dos pichadores, o que torna essencial a colaboração da sociedade civil. O apoio da população, por meio de denúncias e do compartilhamento de imagens de câmeras de segurança, é fundamental para responsabilizar os infratores e inibir novas ações.


Confira a entrevista completa com o secretário no vídeo.