O arquiteto catarinense Rodrigo Kirck, de 42 anos, morreu neste domingo (1º), em Cascavel, no Oeste do Paraná, após sofrer um acidente durante um treinamento no Autódromo Internacional Zilmar Beux. Kirck participava da preparação para uma prova de motovelocidade quando se envolveu em um acidente na pista.
De acordo com as informações apuradas, o motociclista chegou a ser socorrido no local e recebeu atendimento por mais de duas horas. Ele foi estabilizado e transferido para uma unidade hospitalar, mas não resistiu aos ferimentos e morreu durante o trajeto.
A equipe de organização da Copa Carlos Barcelos, a qual Kirck participava, emitiu uma nota de pesar lamentando a morte do competidor.
"Hoje o mundo das motos e especialmente o da motovelocidade perde um ser humano incrível, que estava sempre disposto a ajudar aos amigos e incansável por aprender mais. Disciplinado e feliz por estar vivendo sua paixão na motovelocidade sentiu-se realizado por subir no pódio pela primeira na 2ª etapa da Copa Carlos Barcelos. Infelizmente durante o dia de hoje, durante os treinos no autódromo de Cascavel. Pra nós, fica a saudade e a tristeza de perdermos uma parte de nós no dia hoje. Aos familiares e amigos, deixamos nosso abraço e o nosso pesar. Descanse em paz @rodrigokirck"
Natural de Itajaí (SC), Rodrigo era casado e atuava profissionalmente como arquiteto. Reconhecido no Brasil e no exterior, conquistou prêmios importantes com projetos inovadores e sustentáveis. O velório e o sepultamento de Rodrigo Kirck acontecerão em Itajaí.
A Prefeitura de Itajaí emitiu uma nota oficial de pesar pelo falecimento:
Nota da Prefeitura de Itajaí
É com profundo pesar que a Prefeitura de Itajaí lamenta o falecimento de Rodrigo Kirck, arquiteto itajaiense de renome nacional e internacional, ocorrido neste domingo (1º), em Cascavel (PR), em decorrência de um trágico acidente durante uma atividade esportiva.
Natural de Itajaí e formado em Arquitetura e Urbanismo em sua cidade natal, Rodrigo foi um profissional visionário que colocou Itajaí no mapa da arquitetura mundial. Seu trabalho inovador, sustentável e profundamente enraizado na identidade portuária e urbana do município rendeu-lhe reconhecimentos importantes, como o prestigiado prêmio internacional A’ Design Award, com o projeto “One Office Building”, além de premiações e indicações em concursos como o Architizer Awards e Archdaily Brasil.
Rodrigo Kirck acreditava na força transformadora da arquitetura e dedicou sua carreira a mostrar que era possível criar obras de excelência a partir de Itajaí, com criatividade, sustentabilidade e compromisso social. Seu projeto mais simbólico, o Container Arqchitecture, além de reutilizar materiais e respeitar o meio ambiente, homenageia as raízes culturais e a indústria naval de nossa cidade. Mais do que edifícios, Rodrigo projetava legado, identidade e pertencimento.
Neste momento de dor, a Administração Municipal se solidariza com os familiares, amigos, colegas de profissão e toda a comunidade itajaiense que perde uma de suas mentes mais brilhantes e sensíveis. Rodrigo parte cedo demais, mas deixa uma marca em nossa paisagem urbana e no coração de todos que sonham com uma cidade mais criativa, humana e sustentável.
Itajaí agradece e se orgulha de ter sido o berço de sua trajetória.
Prefeitura de Itajaí
1º de junho de 2025
A Prefeitura de Cascavel também emitiu uma nota de pesar:
A Prefeitura de Cascavel lamenta profundamente o falecimento do piloto Rodrigo Kirck, ocorrido neste domingo (1º), em um trágico acidente no Autódromo Internacional Zilmar Beux.
Natural de Santa Catarina, Rodrigo era reconhecido no mundo da motovelocidade. Multifacetado, também era uma referência na arquitetura, com projetos inovadores.
Neste momento de dor, o Município se solidariza com os familiares, amigos e toda a comunidade do catarinense, diante dessa perda irreparável.