A Polícia Militar emitiu uma nota sobre um vídeo que tem circulado nas redes sociais, onde pessoas teriam sido agredidas no destacamento de Matelândia. Conforme a investigação da PM, foi constatado que as imagens são de dois vídeos distintos.
Confira a nota completa:
A primeira parte do vídeo ocorreu no início de 2017 e chegou ao conhecimento do Comando-Geral da PMPR em 2019. Sendo que o agressor e quem filmou a ação, responderam a processos administrativos expulsórios e criminal, sob os princípios constitucionais do Devido Processo Legal, da Ampla Defesa e do Contraditório.
Um deles pediu baixa das fileiras da PMPR e deixou de ser policial militar no ano de 2019. Após apuração em Inquérito Policial Militar (IPM) e a ação penal, foi condenado, em sentença transitada em julgado, à pena de 3 anos, 8 meses e 24 dias de reclusão pela prática do crime de tortura e perda do cargo público.
O outro envolvido, respondeu a processo administrativo expulsório em 2019 e foi licenciado a bem da disciplina (expulso) da Corporação. Na esfera criminal, após apuração em Inquérito Policial Militar, foi condenado, em sentença transitada em julgado em abril de 2022, à pena de 1 ano, 6 meses e 20 dias de reclusão pela prática de tortura e perda do cargo público.
A PMPR teve conhecimento dos fatos constantes na segunda parte do vídeo após a divulgação das imagens nas redes sociais. Após análise da Diretoria de Inteligência, um dos agressores, bem como o militar que filmou a ação, são os mesmos envolvidos no primeiro caso, que já não estão na Corporação.
Ainda na segunda parte do vídeo, foi identificado um policial militar do serviço ativo, que foi afastado imediatamente das funções operacionais e foi determinada a instauração de Inquérito Policial Militar para apurar os fatos.
A PMPR reitera seu compromisso inabalável com os direitos humanos, a lei, a ordem e a ética, e repudia veementemente qualquer comportamento contrário a esses princípios. A ação ilegal e isolada de um militar estadual não reflete os valores e o profissionalismo da Corporação, que se dedica diuturnamente à proteção e ao bem-estar da população paranaense.