A Polícia Militar apreendeu uma carga de móveis estofados desviada em dois depósitos localizados nas ruas Alvorada e Tietê, em Londrina, nesta quinta-feira (29). Sofás e poltronas faziam parte de um esquema de desvio de mercadorias que, segundo a polícia, vinha prejudicando fabricantes de Arapongas há pelo menos um ano e meio.
A investigação começou após os próprios empresários identificarem móveis de fabricação própria sendo anunciados em marketplaces, como o Facebook, com fotos retiradas dos catálogos oficiais. Ao se passar por comprador, um dos donos confirmou o desvio ao encontrar etiquetas da transportadora que deveria ter entregue a carga em São Paulo.
De acordo com a PM, a transportadora terceirizada alegava problemas na entrega ou devoluções por garantia. No entanto, os móveis não retornavam à fábrica e eram levados para barracões em Londrina, onde eram revendidos de forma irregular.
Somente nesta apreensão, o prejuízo estimado é de R$ 20 mil para uma das empresas lesadas. O responsável pelo ponto de revenda foi detido e encaminhado à delegacia. A defesa afirma que ele não sabia da origem ilícita dos produtos.
A carga foi recuperada e devolvida aos proprietários. A polícia segue investigando a transportadora envolvida para identificar outros possíveis integrantes do esquema.