Cidade

Polícia apreende 200kg de agrotóxicos contrabandeados na PR-180

29 dez 2025 às 15:02

Na madrugada desta segunda-feira (29), por volta das 05h55, uma equipe da PRF (Polícia Rodoviária Federal) realizou a apreensão de uma carga de agrotóxicos de origem estrangeira durante patrulhamento pela PR-180. A abordagem ocorreu no km 367, na região do Distrito de Rio do Salto, em Cascavel.


A Abordagem


Os policiais suspeitaram de um veículo Ford/Corcel II, cor prata, que aparentava estar com excesso de peso. Ao receber a ordem de parada, o condutor, identificado como Jose Marildo Borges, acatou imediatamente e desembarcou do automóvel.


Antes mesmo da revista, o motorista confessou que transportava agrotóxicos não autorizados e de procedência estrangeira. Ao vistoriar o porta-malas, a equipe confirmou a presença de 200 kg do produto TIMEROLXTRA.


Confissão e Logística


Questionado sobre a origem e o destino da mercadoria, o detido detalhou o esquema:


Origem: Pegou o veículo já carregado em Vera Cruz do Oeste.


Destino: A carga seria entregue na cidade de Três Barras do Paraná.


Pagamento: Pelo serviço de transporte, o condutor alegou que receberia a quantia de R$ 3.000,00.


Procedimentos Legais


O homem recebeu voz de prisão em flagrante. De acordo com o relatório policial, a ocorrência foi tipificada, a princípio, como crime ambiental e sanitário (produzir, armazenar, transportar, importar, utilizar ou comercializar agrotóxicos em desacordo com as exigências legais).


Veículo e Carga: Encaminhados à Receita Federal para os devidos procedimentos fazendários.

Condutor: Conduzido à autoridade policial para a lavratura do flagrante.


O uso e transporte de agrotóxicos ilegais representam um grave risco ao meio ambiente e à saúde pública, uma vez que esses produtos não possuem controle de composição pelos órgãos reguladores brasileiros.