A cartilha lançada pela Polícia Civil, é uma tentativa de orientar a população para não cair em golpes, mas se cair, saber o que fazer. Para enganar as vítimas, várias estratégias são utilizadas, uma delas ocorre por meio de ligações falsas, onde golpistas se passam por funcionários de bancos, ou empresas, existe também o golpe da troca de cartão ou o da maquininha, entre tantos outros que surgem a cada dia. E a cartilha apresenta uma série de informações justamente sobre como os suspeitos agem.
Em Cascavel, muita gente já caiu em golpes assim. Um exemplo aconteceu há pouco tempo no bairro Maria Luiza, a vitima recebeu a visita de um suposto entregador com uma mercadoria. Para a mulher receber o produto teria que pagar uma taxa com o cartão de crédito. O suspeito estava sendo investigado e foi abordado pela polícia no momento que tentava aplicar o golpe, ele reagiu e foi baleado.
Para combater crimes semelhantes a este, a polícia repassou algumas dicas, algumas delas são, desconfiar de ofertas muito atraentes, isso por que golpistas frequentemente usam promessas tentadoras para atrair as vítimas. Manter sempre informações pessoais como RG e CPF em sigilo. Nunca compartilhar senhas, números de cartão de crédito e verificar sempre a autenticidade da loja ou site.