A Polícia Civil do Paraná, por meio da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) de Cascavel, deflagrou nesta quinta-feira (8) a Operação Migrantes, com objetivo de desarticular um grupo criminoso envolvido em furtos de caminhonetes em Cascavel e outras cidades do estado. A ação resultou no cumprimento de 16 ordens judiciais, incluindo sete mandados de prisão.
Câmeras de segurança que registraram parte das ações criminosas foram divulgadas pela Polícia Civil e mostram a atuação do grupo durante os furtos. As imagens revelam a rapidez com que os suspeitos conseguiam subtrair os veículos utilizando equipamentos eletrônicos sofisticados. Segundo a investigação, após os crimes, os automóveis eram levados para o Paraguai.
O nome da operação faz referência à mobilidade dos criminosos, que migravam de cidade em cidade para praticar novos delitos, dificultando o trabalho das forças de segurança. As investigações permitiram identificar parte dos integrantes da quadrilha, que agora estão sendo alvo das ações policiais.
Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos suspeitos e sete mandados de prisão. As ordens judiciais foram executadas simultaneamente nas cidades de Cascavel, Toledo, Cianorte, Umuarama e Joinville (SC), com apoio de diversas unidades da Polícia Civil, incluindo a Delegacia de Homicídios de Cascavel, 20ª SDP de Toledo, 21ª SDP de Cianorte, 7ª SDP de Umuarama e a Delegacia de Repressão a Roubos de Joinville.
A Polícia Civil segue com as investigações para identificar outros envolvidos na organização criminosa e localizar veículos furtados que ainda não foram recuperados.