Cidade

Polícia Civil realiza seis capturas em menos de 24 horas durante ações em Quedas do Iguaçu

13 jan 2026 às 11:49

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizou seis capturas em menos de 24 horas durante uma série de ações distintas no município de Quedas do Iguaçu, no Oeste do Estado. As ocorrências envolveram crimes de estupro de vulnerável, tentativa de homicídio qualificado e furtos reiterados, evidenciando a atuação contínua das equipes policiais na cidade.


A primeira prisão ocorreu em flagrante contra um jovem de 18 anos, suspeito de cometer estupro de vulnerável contra uma criança de sete anos. O crime teria ocorrido no domingo e, após diligências ininterruptas, o investigado foi localizado e detido pela Polícia Civil na segunda-feira.


Ainda no decorrer da tarde, as equipes avançaram em outra frente de investigação e identificaram quatro pessoas envolvidas em uma tentativa de homicídio contra o suspeito do estupro recém-preso. Foram capturados um adulto de 19 anos e apreendidos três adolescentes, todos com 15 anos de idade.


Conforme apurado, o grupo teria atraído o homem até um riacho, no bairro Santa Fé, sob o pretexto de fazer uso de entorpecentes. No local, os suspeitos iniciaram uma ação violenta motivada por justiçamento, desferindo golpes de faca, principalmente na região do pescoço da vítima. Mesmo ferido, o homem conseguiu fugir e foi localizado posteriormente, o que deu início às buscas imediatas pelos autores.


Os quatro envolvidos foram encontrados no bairro Vila Dias e confessaram participação no crime. Com eles, a Polícia Civil apreendeu as facas utilizadas na tentativa de homicídio e um aparelho celular contendo vídeos que, segundo a investigação, demonstram a premeditação e a execução da ação criminosa.


De acordo com o delegado da Polícia Civil, Leonardo Fiereck, a atuação policial ocorreu de forma técnica e simultânea em diferentes ocorrências. O delegado ressaltou que não é admitida a prática de justiça com as próprias mãos, conhecida como “tribunal do crime”, motivo pelo qual a tentativa de homicídio foi prontamente investigada e os autores capturados.


Ainda durante as ações do mesmo dia, a PCPR cumpriu um mandado de prisão preventiva contra um homem investigado por furtos qualificados e violência doméstica. Ele é suspeito de furtar baterias de ônibus pertencentes a uma organização não governamental do município, além de descumprir medidas protetivas em favor da ex-companheira e cometer crimes patrimoniais contra a própria mãe e avó, segundo a investigação.


A prisão preventiva havia sido inicialmente negada durante o plantão judiciário, com a aplicação apenas de medidas cautelares. No entanto, após recurso do Ministério Público, com base em elementos produzidos pela Polícia Civil, o Tribunal de Justiça do Paraná deferiu a prisão em caráter de urgência.


Os adultos presos foram encaminhados à Cadeia Pública de Quedas do Iguaçu, enquanto os adolescentes permanecem apreendidos e à disposição da Justiça. A Polícia Civil reforça que a população pode colaborar com as investigações por meio de denúncias anônimas pelos telefones 197, da PCPR, ou 181, do Disque-Denúncia.