Uma grande operação policial foi deflagrada nesta sexta-feira (25) para o cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão relacionados ao tráfico de drogas em Guarapuava. Batizada de Operação Raiz Tóxica, a ação tem como foco o combate ao enraizamento do tráfico em comunidades locais, onde até mesmo famílias inteiras estariam envolvidas com a prática criminosa.
O nome da operação simboliza a intenção de extirpar as raízes do tráfico, que contaminam e desestruturam o ambiente social dessas regiões. As equipes da polícia chegaram a encontrar drogas escondidas em fraldas, mochilas, tênis e roupas de crianças.
O delegado da Polícia Civil, Ramon Galvão, disse que as investigações vêm sendo realizadas desde o ano de 2024. Equipes policiais foram mobilizadas desde as primeiras horas do dia para atuar em diversos pontos estratégicos, prendendo indivíduos em vários bairros.
Ainda segundo as investigações, a estrutura da organização criminosa era bem elaborada, com cada membro exercendo uma função específica. A Polícia Civil também informou que as drogas encontradas em mochilas, tênis e roupas de crianças pertenciam a uma mãe que utilizava os pertences do filho para esconder os entorpecentes.
A operação segue em andamento. O número de prisões e apreensões ainda será atualizado pela polícia ao longo do dia.