A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (21), a Operação Fág para desarticular uma rede criminosa envolvida na extração, transporte e comercialização ilegal de madeira da espécie Araucaria angustifolia, na Terra Indígena Mangueirinha, no Sudoeste do Paraná.
As investigações apontam que o grupo, composto por indígenas e não indígenas, atuava de forma estruturada, com funções de liderança, execução, logística e receptação, causando danos ambientais graves no maior remanescente de pinheiro Araucária do país.
Foram expedidos 17 mandados judiciais pela 4ª Vara Federal de Cascavel, incluindo cinco prisões preventivas, busca e apreensão e quebra de sigilo bancário. Durante a operação, quatro homens foram presos, um deles por posse ilegal de arma de fogo, e veículos, incluindo um caminhão, foram apreendidos.
A operação mobilizou 83 policiais federais e contou com apoio do IBAMA. Os investigados podem responder por organização criminosa, extração ilegal de madeira em área de preservação permanente, furto qualificado e receptação, com penas que podem ultrapassar 20 anos de reclusão.