Todos os locais
Todos os locais
Cidade
Cascavel e região

Polícia Federal deflagra Operação Pó de Serra para desarticular Organização Criminosa

No transporte da droga o grupo utilizava homens e mulheres, simulando um casal, com a finalidade de dissimular o real motivo da viagem em caso de abordagens policiais
12 nov 2024 às 07:55
Por: Portal Tarobá
Foto: Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira, (12), a Operação Pó de Serra, com o objetivo de reprimir e desarticular Organização Criminosa atuante no tráfico de cocaína.


Foram mobilizados cerca de 160 Policiais Federais para o cumprimento de 63 mandados judiciais expedidos pela 1ª Vara Federal de Guaíra/PR, sendo 36 de Busca e Apreensão e 27 de Prisão Preventiva, nos municípios de Umuarama/PR, Guaíra/PR, Maringá/PR, Rolândia/PR, Amambai/MS, Naviraí/MS e Mundo Novo/MS.  


Pelo fato de alguns dos alvos estarem localizados no Paraguai, 11 Mandados de Prisão Preventiva foram inseridos no sistema de Difusão Vermelha na Interpol.

Outras notícias

Incêndio atinge residência no Bairro Santa Cruz em Cascavel

Secretaria de Saúde realiza mutirão de vacinação contra a gripe no Max Atacadista

Caminhoneiro relata ultrapassagem irregular de carro que causou acidente na BR-277 em Céu Azul


A investigação teve início no final de 2023, a partir da prisão em flagrante em Guaíra/PR, de um casal transportando 53 kg de cocaína. O destino da droga seria a cidade de Umuarama/PR. No decurso do Inquérito Policial foi possível vincular 11 flagrantes de tráfico de drogas à atuação desta ORCRIM. No total, foi apreendida quase 1 tonelada de cocaína, porém se estima que desde 2020, o grupo criminoso tenha transportado mais de 20 toneladas da droga.


Conforme foi apurado, os motoristas da ORCRIM normalmente carregavam a droga em Pedro Juan Caballero e desciam até a região de Katueté, no Paraguai, através de rodovia brasileira que corta as cidades de Amambai, Tacuru e Sete Quedas, no Mato Grosso do Sul. Dentro do Paraguai os criminosos decidiam se retornavam para o Brasil na região de Guaíra ou Foz do Iguaçu, no Paraná. O destino da droga incluía diversas cidades, dentre elas: Umuarama, Maringá e Curitiba, assim como cidades localizadas em Santa Catarina como Balneário Camboriú, Itajaí e Joinville.


No transporte da droga o grupo utilizava homens e mulheres, simulando um casal, com a finalidade de dissimular o real motivo da viagem em caso de abordagens policiais ocorridas no trajeto. 


Com o objetivo de descapitalizar a Organização Criminosa, foi determinado o sequestro de bens móveis e imóveis, além do bloqueio de contas no valor de até R$ 389.000.000,00 (trezentos e oitenta e nove milhões de reais), vinculadas a 31 investigados.


A investigação contou com o apoio do GISE (Grupo de Investigações Sensíveis) da Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (SENAD/PY) e a deflagração teve apoio de equipes do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) da Polícia Militar do Paraná e do Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (TIGRE) da Polícia Civil do Paraná.


Os envolvidos deverão responder pela prática de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e participação em Organização Criminosa. Esses crimes possuem penas máximas que, somadas, podem ultrapassar 55 anos de prisão.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Rajadas de vento destelham casa de força no aeroporto de Cascavel

Cidade
Imagem de destaque

Festival paralímpico reúne cerca de 100 atletas em Cascavel

Cidade

Justiça nega pedido do MP para obrigar vacinação de crianças em Cascavel

Cidade

Dia mundial do doador de sangue reforça importância do gesto que salva vidas

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Filho de ex-prefeito de Bela Vista do Paraíso morre em acidente com caminhão na PR-445

Cidade
Cascavel e região

Grave acidente entre carro, caminhão e caminhonete é registrado na BR-277 em Céu Azul

Cidade
Cascavel e região

Justiça nega pedido do MP para obrigar vacinação de crianças em Cascavel

Cidade
Londrina e região

Mulher é resgatada após desmoronamento em fundo de vale no Residencial Vista Bela

Brasil
Brasil

Empresário encontrado morto no Autódromo de Interlagos tinha lesões no pescoço

Podcasts

Podcast Eleva+ Cast | EP 8 | Eletromobilidade, Inovação e Condomínios | Solel

Podcast Eleva+ Cast | EP 7 | Segurança e estrutura de gás | Gàs Seguro

Podcast Heróis e Vilões | EP 11 | PEL II | Dentro dos Muros | Michel Hildebrand

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.