Cidade

Polícia Federal deflagra Operação Prioridade Absoluta II em Cascavel

20 fev 2026 às 08:38

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (20), a Operação Prioridade Absoluta II, em Cascavel. A ação faz parte de uma investigação sobre crimes de abuso sexual contra crianças e adolescentes na internet.


Durante a operação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça Estadual. A investigação aponta a possível prática de crime previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), relacionado ao armazenamento de 595 arquivos, entre imagens e vídeos com conteúdo de abuso sexual infantil.


Segundo a Polícia Federal, o nome da operação faz referência ao princípio da proteção integral e prioritária à criança e ao adolescente, previsto na Constituição Federal.


A corporação informou ainda que, embora a legislação utilize o termo “pornografia” para definir determinadas condutas, adota a expressão “abuso sexual de crianças e adolescentes”, por considerar mais adequada à gravidade dos crimes e aos danos causados às vítimas.


A Polícia Federal reforçou que o combate a esse tipo de crime é tratado como prioridade e destacou a importância da orientação e do acompanhamento de pais e responsáveis no ambiente virtual.