Cidade

Polícia Federal realiza operação nacional contra crimes de abuso sexual infantil

14 mai 2025 às 15:20

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (14) a Operação Nacional Proteção Integral II, voltada ao combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes. A ação ocorreu em todos os estados brasileiros e cumpriu 130 mandados de busca e apreensão. A operação teve o apoio de 466 policiais federais e 175 policiais civis.

 

O objetivo da operação é identificar pessoas envolvidas na produção, armazenamento, venda e compartilhamento de material com conteúdo de abuso sexual infantil, além de fortalecer a integração entre as forças de segurança federais e estaduais.

 

Durante o cumprimento dos mandados, 46 pessoas foram presas em flagrante. Também foram identificadas e resgatadas duas vítimas.

 

No Paraná, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão nas cidades de Santo Antônio da Platina e Cambará. Em Cambará, um homem de 57 anos, sem antecedentes criminais, foi preso em flagrante por armazenar imagens e vídeos com conteúdo de abuso sexual infantil. O material foi encontrado em seu computador. Ele foi levado à Delegacia da Polícia Federal em Londrina e está à disposição da Justiça Federal.

 

Foram apreendidos HDs, mídias digitais e um celular, que passarão por perícia.

 

A operação recebeu o nome com base no princípio da proteção integral previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente e na Constituição Federal, que garantem prioridade absoluta à proteção de crianças e adolescentes.

 

A ação é uma continuidade da Operação Proteção Integral I, realizada em março de 2025. Segundo a Polícia Federal, entre janeiro e abril deste ano, já foram cumpridos 612 mandados de prisão contra foragidos condenados por crimes sexuais.

 

A PF reforça a importância da prevenção e da orientação a crianças e adolescentes, especialmente no ambiente virtual, como forma de evitar abusos e proteger esse público vulnerável.