Cidade

Policiais e advogados acusados de participar de esquema de corrupção são absolvidos

19 mai 2025 às 13:53

Os seis policiais civis e dois advogados, foram absolvidos pela justiça, após serem acusados de participarem de um esquema de corrupção. As suspeitas vinham desde 2017, quando foram cumpridos os mandados de busca e apreensão em residências, onde teriam solicitado dinheiro para facilitar a soltura de suspeitos.

 

Em 2018, novas denúncias surgiram, baseadas em áudios de conversas dos advogados dos policiais, que teriam confirmado o pedido de propina. Segundo a decisão judicial da 5ª Vara Criminal de Londrina, essas gravações foram interpretadas como negociações de honorários.

 

Ao longo do processo, a justiça entendeu que a denúncia se apoiava apenas na palavra dos delatores, sem provas contundentes que comprovassem a existência do esquema criminoso.

 

Na decisão, o juiz afirmou que faltaram provas claras que atribuíssem aos réus a autoria dos crimes e, por isso, todos foram absolvidos. O advogado, Mário Barbosa, que fez a defesa, avalia que mesmo com a decisão favorável, os acusados foram prejudicados pela lentidão do processo.

 

Afastado das funções desde o início das investigações, a decisão judicial garante aos acusados o direito de retornar às atividades.