Cidade

Policiais militares participam de instrução de operadores de drone na sede do 5°BPM

09 set 2024 às 20:32

Com a chegada das novas tecnologias, a Polícia Militar, cada vez mais, tem aprimorado suas atividades de policiamento. Pensando nisso, está sendo ministrado aos policiais militares um curso de capacitação de pilotos de aeronaves remotamente pilotadas, na sede do 5° Batalhão de Polícia Militar. A capacitação foi promovida pela Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP).


Após quatro dias de instrução práticas e teóricas, ministradas pelos policiais e bombeiros, que atuam do BPMOA, 3° Sgt. QPMG1 Maurício Rocha Kotovicz e o Cabo BM QPMG1 Aristeu Zavatti Neto, através de aulas práticas e teóricas, policiais militares que atuam no 2°CRPM, que as Unidades atualmente possuem os equipamentos de drone, foram capacitados para operações de segurança pública com drones. Com a capacitação, os policiais estão preparados para utilizar esse dispositivo no âmbito da segurança pública. 

 

É importante salientar que sua utilização exige responsabilidade, conhecimento técnico dos operadores e estrito cumprimento às legislações específicas da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo/FAB) e ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações), pois é uma atividade de risco que pode impactar severamente as demais aeronaves em voo, propriedades e pessoas em solo. 


No curso, foram repassados ensinamentos a partir do nível básico, os policiais militares e bombeiros, receberam diversas instruções quanto a utilização do equipamento com segurança. Alguns dos temas abordados foram o conhecimento das legislações, regras importantes quanto a homologação das aeronaves, regras internas da Polícia Militar de controle das aeronaves. Controle e segurança de voo, cultura aeronáutica, limitações de altura e distância, voos noturnos ou com baixa luminosidade. 


Após toda parte teórica os alunos tiveram a oportunidade de colocar em prática, através da realização de manobras, montagem e desmontagem do drone. O uso do equipamento aumenta a eficiência de varreduras, inclusive noturnas, e traz mais segurança para os policiais, além de se tornar uma ferramenta eficiente no trabalho policial.