Policiais de Londrina que atuam no atendimento das chamadas do 190 participaram de um treinamento sobre violência doméstica nesta terça-feira (22). A capacitação foi realizada pela Patrulha Maria da Penha, no 5º Batalhão da Polícia Militar.
A palestra foi ministrada pela soldado Kely Castagnaro, integrante da Patrulha Maria da Penha. O objetivo é alinhar procedimentos com os policiais que trabalham no COPOM (Centro de Operações Policiais Militares), que atendem as chamadas que chegam pelo telefone 190. “Esse treinamento é um nivelamento da Polícia Militar, começando pelo local onde chegam essas ligações de violência doméstica. Falamos sobre a lei, sobre os tipos de violência, o ciclo da violência”, explicou a soldado.
Ainda de acordo com a policial, os casos de violência doméstica possuem prioridade pelas equipes que fazem o patrulhamento. “A partir do momento que essa mulher, ou uma testemunha da violência, liga no 190, o policial que está fazendo esse atendimento já despacha essa viatura em prioridade pra fazer o atendimento dessa situação.”