A Ponte da Integração Prefeito Jaime Lerner, que liga Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, à cidade de Presidente Franco, no Paraguai, foi oficialmente inaugurada na tarde desta sexta-feira (19), em cerimônia acompanhada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Apesar de concluída desde 2022, a estrutura começa a operar de forma gradual, com restrições de tráfego nesta fase inicial.
De acordo com a Receita Federal, a partir da noite de sábado (20) está autorizado apenas o trânsito de caminhões vazios, nos dois sentidos, em horário restrito, das 22h às 5h. Já a partir de 18 de janeiro, será permitida a circulação de ônibus de turismo fretados, entre 19h e 7h. Ainda não há previsão para a liberação do tráfego de carros e motocicletas.
A inauguração ocorreu na nova aduana Brasil–Paraguai e marcou a entrega da segunda ligação viária entre os dois países sobre o Rio Paraná, mais de 60 anos após a abertura da Ponte da Amizade, que atualmente concentra um fluxo diário de cerca de 100 mil pessoas e 45 mil veículos, segundo dados da Receita Federal.
Com 760 metros de extensão e um vão-livre de 470 metros — o maior da América Latina —, a ponte conta com duas pistas simples, sustentadas por uma estrutura estaiada, com duas torres de 190 metros de altura, equivalentes a prédios de aproximadamente 54 andares.
A operação da ponte está diretamente ligada às obras da Perimetral Leste, no lado brasileiro, que reorganizam o tráfego pesado na região. A rodovia tem 14,7 quilômetros de extensão, conecta a BR-277 à ponte e desvia caminhões do perímetro urbano de Foz do Iguaçu. Somente na primeira semana de funcionamento, mais de 10 mil veículos já circularam pelo trecho. O projeto inclui ainda duas novas aduanas e seis viadutos.
Segundo o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, a ponte representa um avanço estratégico para a região. “A estrutura será um motor de prosperidade para Foz do Iguaçu e região, ao melhorar o fluxo comercial, turístico e a qualidade de vida da população”, afirmou.
A liberação total do tráfego, incluindo veículos de carga, está prevista para ocorrer entre o fim de 2026 e o início de 2027, condicionada à conclusão do Corredor Metropolitano del Este, no lado paraguaio.
A obra foi financiada pelo governo brasileiro, por meio da Itaipu Binacional, com investimento total de R$ 712 milhões, sendo R$ 372 milhões destinados à construção da ponte e R$ 340 milhões às obras de acesso, incluindo a Perimetral Leste. O modelo de execução envolveu o DNIT, o Governo do Paraná e a Itaipu.
Batizada oficialmente de Ponte da Integração Prefeito Jaime Lerner, a denominação homenageia o arquiteto e urbanista paranaense, reconhecido internacionalmente por seu legado na mobilidade urbana e no planejamento das cidades.