Cidade

Com cheia em usinas do Rio Iguaçu, população ribeirinha é retirada de casas

28 out 2023 às 21:55

A população ribeirinha que habita a parte abaixo das usinas de Salto Santigo e Salto Osório está sendo retirada de suas residências devido a cheia do Rio Iguaçu. Conforme a empresa que administra as usinas, medidas necessárias para a mitigaçaõ de eventuais impactos estão sendo realizadas.


Confira a nota da ENGIE:


Com o retorno de intensas chuvas à região, a ENGIE Brasil Energia comunica que a operação das Usinas de Salto Santiago (UHSS) e Salto Osório (UHSO) encontra-se dentro dos seus parâmetros de segurança, mas em estado de atenção, considerando o volume de afluência esperado para as próximas horas.


A partir do monitoramento e a avaliação dos níveis de vazão das comportas e área de influência operacional, informamos que as vazões de defluências do Rio Iguaçu estão em 5600m3/s na UHSS e 6250 m3/s na UHSO, com possibilidade de aumento significativo nas próximas horas.


Por essa razão, solicitamos que sejam tomadas as medidas necessárias para informar e auxiliar as populações ribeirinhas, visando à mitigação de eventuais impactos associados às cheias previstas.

Ressaltamos também que não há motivo de preocupação em relação à segurança da barragem, que se encontra em perfeitas condições de funcionamento.


Estamos à disposição para qualquer informação adicional que se faça necessária.