Cidade

Prédio do antigo Getexcel é alvo de vandalismo e furtos em Londrina

02 mar 2023 às 12:51

O prédio onde funcionava o antigo Getexcel, no jardim do sol, na zona oeste de Londrina, tem sido alvo de vandalismo e furtos. O local, que oferecia atendimento odontológico gratuito para pessoas com necessidades especiais, está fechado desde o ano passado, mas está com as pias quebradas, buracos na parede e torneiras levadas.


Os serviços deixaram o espaço após interdição por conta de problemas estruturais. Os vizinhos confirmam o sentimento de insegurança. “Não temos mais segurança aqui. O Jardim do Sol está bem complicado. Andarilhos e usuários vêm, nos afrontam e roubam”, disse a cantora Ivone Ramos da Silva.


A diretora do local, Nádia de Mello, contou que m alarme foi mantido, mas nem isso tem evitado as invasões. “O prédio está em calamidade. Com relação aos nossos equipamentos, a Prefeitura se dispôs a guardar. Estamos aguardando um agendamento para que eles venham tirar tudo e a gente possa sair do prédio de forma definitiva”, afirmou.

 

O imóvel pertence à Prefeitura e está cedido para a instituição. Sem condições de reforma, será preciso demolir e reconstruir tudo de novo. O projeto foi doado por profissionais e entregue ao município em 2020, mas até agora não saiu do papel. “Estamos tentando uma reunião com a Prefeitura para ver se conseguimos evoluir essa situação”, falou Mello.

 

Com o futuro incerto, os atendimentos mais urgentes estão sendo feitos em uma sala cedida pelo Centro de Especialidades Odontológicas, duas vezes por semana. Porém, não tem sido suficiente para atender toda a semanda.

 

“A gente atende, além de Londrina, mais de 130 cidades da região. Tínhamos em torno de 4.500 pacientes, mas hoje caímos para cerca de 100 atendimentos por mês porque estamos em uma sala doada e apenas com meio período de atendimento. Isso tem prejudicado a população”, finalizou Mello.