Na tarde desta quinta-feira (19), o Teatro Municipal Sefrin Filho, em Cascavel, foi palco da solenidade de diplomação dos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos nos municípios de Cascavel, Lindoeste e Santa Tereza do Oeste nas Eleições 2024. A cerimônia teve início às 16h e contou com a presença de autoridades, familiares e apoiadores dos eleitos.
O prefeito eleito de Cascavel, Renato Silva, e o vice, Henrique Mecabô, receberam seus diplomas, atestando oficialmente que foram escolhidos pelos cidadãos e estão aptos a tomar posse em 1º de janeiro de 2025.
O mesmo ocorreu com os prefeitos Silvio Santana, de Lindoeste, e Amarildo Rigolin, de Santa Tereza do Oeste, bem como com os vereadores eleitos nos três municípios.
Significado e ritos da diplomação
A diplomação, realizada pela Justiça Eleitoral, marca o encerramento do processo eleitoral ao confirmar o resultado das urnas. É nessa ocasião que os eleitos recebem o documento oficial que os habilita a exercer o mandato.
Presidida pelos juízes da 68ª e da 143ª zonas eleitorais de Cascavel, Osvaldo Alves da Silva e Cláudia Spinassi, a cerimônia seguiu os protocolos estabelecidos pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), responsável pelas eleições municipais no estado.
A entrega dos diplomas só ocorre após a apuração dos votos, a resolução de possíveis questionamentos judiciais e a homologação do resultado das eleições.