A Prefeitura de Cascavel, comprometida com a educação de qualidade para todos, adota tecnologia inovadora para garantir a inclusão de alunos com deficiência, matriculados na Rede Municipal de Ensino.
A inovação denominada TiX Letramento foi entregue nesta sexta-feira (13), em cerimônia no Cetea - Clínica Escola Juditha Paludo Zanuzzo. O equipamento também será utilizado em outras unidades de ensino.
O dispositivo é uma solução de acessibilidade e inclusão educacional destinada aos alunos que apresentam algum tipo de necessidade especial. O TiX é composto por dois conjuntos de tecnologia assistiva, que vão auxiliar no processo de ensino e aprendizagem nas salas de aula.
A diretora do Cetea, Eliana Schell, explica que os equipamentos farão a diferença para garantir que os alunos de educação básica se sintam ainda mais incluídos. “Os equipamentos contribuem na comunicação alternativa, para a criança poder desenvolver habilidades básicas, sociais e relacionadas ao processo de escolarização. Os dispositivos também não são só para criança dentro do espectro, mas com comorbidades e transtornos associados. Temos equipamentos para criança que precisa fazer letramento, que não tem a comunicação da fala e as que têm dificuldades motoras, paralisia cerebral e TEA. O objetivo é beneficiar essas crianças na alfabetização e na comunicação efetiva”, detalha.
O TiX Letramento é um conjunto de tecnologias que são associadas às plataformas de ensino, que permitem o atendimento especializado aos estudantes. “Acreditamos que com o uso dessas tecnologias a gente promove a inclusão de verdade, fazendo com que todos possam ter oportunidade, desenvolver suas habilidades e ter um futuro promissor”, observa o consultor da empresa responsável pelo equipamento, Deyvid Aciprest.