Cidade

Prefeitura de Cascavel realiza último LIRAa de 2025 e mantém alerta contra dengue

10 out 2025 às 10:15

A Prefeitura de Cascavel, por meio da Secretaria de Saúde, realizou de segunda (6) a quarta-feira (8) o 4º Levantamento de Índice Rápido e Amostral de Aedes Aegypti (LIRAa) de 2025, o último do ano. Os agentes de endemias vistoriaram 4.786 imóveis e apontaram índice geral de 0,6% de infestação, considerado baixo risco e dentro do parâmetro do Ministério da Saúde, que estabelece risco baixo para índices abaixo de 1%. No mesmo período do ano passado, o índice havia sido de 2,5% (médio risco).


Apesar do resultado geral positivo, algumas localidades apresentaram índices acima da média: Pacaembu, Cascavel Velho, Jardim Itália I e II, Presidente, Faculdade II, Aquarela, Veredas e Cajati, com índice de 1,9%. Por isso, o alerta permanece.


A Secretaria reforça a importância de a população manter cuidados semanais para eliminar possíveis focos do mosquito transmissor da dengue, como limpeza de vasos e pratos, frascos com plantas, bebedouros de animais e descarte adequado de lixo orgânico e reciclável.


O levantamento mostrou que 50% da prevalência do mosquito se concentra em vasos e pratos, frascos com plantas e bebedouros de animais. No ano epidemiológico de 2025, Cascavel registrou 369 casos de dengue e 2.338 casos de febre chikungunya.