Cidade

Prefeitura de Londrina implementa alterações na sinalização para transporte privado e táxi

10 set 2024 às 16:39

A Prefeitura de Londrina anunciou, por meio do Decreto nº 1154, publicado em 4 de setembro de 2024, novas medidas que alteram a gestão do transporte urbano na cidade. O decreto estabelece mudanças na sinalização das vias públicas, alterando o embarque e desembarque de usuários de veículos de transporte remunerado privado individual de passageiros, aplicativos de mobilidade urbana e táxis.

 

As principais alterações incluem a criação de vagas rotativas de curta duração em diversos pontos, como o Terminal Rodoviário José Garcia, o Aeroporto Governador José Richa, a Prefeitura de Londrina, o Estádio do Café e as Ruas Professor João Cândido, Maranhão, Pernambuco e a Avenida Rio de Janeiro. Segundo a administração pública, esses locais foram selecionados por conta de sua alta demanda de embarque e desembarque.

 

Além disso, o decreto prevê modificações nas sinalizações de regulamentação em cinco áreas específicas para as operações de embarque e desembarque.


As vias afetadas incluem a Rua Prefeito Hugo Cabral (entrada do calçadão), Rua Professor João Cândido, Rua Benjamin Constant (entre a Avenida Rio de Janeiro e a Rua Minas Gerais), Rua Minas Gerais (entre a Rua Benjamin Constant e a Rua Sergipe) e a Avenida Bandeirantes (próxima ao Hospital Evangélico). Nessas áreas, as paradas serão permitidas apenas pelo tempo necessário para as operações de embarque e desembarque de passageiros.

 

O Decreto também autoriza veículos de transporte remunerado privado, incluindo aqueles de aplicativos de mobilidade urbana e táxis, a utilizar os pontos de ônibus exclusivamente pelo tempo indispensável para as operações mencionadas.

 

Segundo a prefeitura, as medidas visam otimizar o fluxo de transporte urbano e atender melhor a demanda de passageiros na cidade.


Confira a Nota da CMTU


A CMTU informa que a quantidade de vagas rotativas de curta duração a serem demarcadas será de uma ou mais, a depender das características de cada local. 


A CMTU entende que a decisão do prefeito visa oferecer mais segurança, agilidade e praticidade aos motoristas de aplicativo e seus clientes durante os embarques e desembarques, diminuindo a possibilidade de que isso ocorra em locais inapropriados ou, por exemplo, em fila dupla.  


A expectativa da companhia é que as vagas rotativas a que o decreto se refere sejam sinalizadas em até 40 dias, mesmo prazo previsto para a efetivação das mudanças incluídas no artigo 2º do decreto.