Cidade

Prefeitura de Londrina participa da 5ª Feira da Saúde da Região Norte

15 nov 2025 às 10:56

Neste sábado (15), das 9h às 14h, ocorre a 5ª Feira da Saúde da Região Norte, que leva um conjunto de serviços de saúde, atendimentos e ações educativas voltadas à promoção do bem-estar da população. A Prefeitura de Londrina participa via Secretaria Municipal da Saúde (SMS). O evento será na Praça Pública do Maria Cecilia, na rua Remo Ferrarese.


Os serviços incluem testagem rápida para ISTs, aferição de pressão arterial, hemoglicoteste e agendamentos do Combo Bigode, que contempla hemograma, lipidograma, glicemia de jejum, creatinina e PSA.


A Feira é uma iniciativa do Conselho Municipal de Saúde (CMS) com apoio de diversas entidades. O objetivo é sensibilizar, educar e mobilizar os cidadãos sobre direitos e deveres. A presidente do Consaslon, Gislaine Elias, destaca que a saúde é multidisciplinar, conectada à educação, meio ambiente, cultura e segurança.


A SMS participa com serviços voltados à prevenção de doenças e promoção da saúde, incluindo testagem rápida para Hepatites B e C, Sífilis e HIV, aferição de pressão, verificação de glicemia e agendamento do Combo Bigode, ligado ao Novembro Azul.


O Combo Bigode é um check-up masculino que avalia diferentes aspectos da saúde. A enfermeira Renata Alves explica que o cuidado busca avaliar o homem de forma integral, prevenindo diversas doenças.


A SMS leva ainda equipe multidisciplinar com orientações sobre tabagismo, hábitos saudáveis, arboviroses, animais peçonhentos, incluindo escorpiões e aranhas, além de informações sobre o mosquito da dengue.

A Prefeitura participa também com as secretarias de Políticas para as Mulheres (SMPM) e do Idoso, com a Feira Arte Mulher Empreendedora (Fame) e apresentações do coral de idosos do CCI Norte.


O público terá ainda atividades culturais, ações educativas, orientação de entidades parceiras, exames de optometria e oftalmologia pela Hoftalon, ações para a saúde do homem e da mulher, rodas de conversa sobre saúde mental e a Patrulha Maria da Penha com orientações sobre violência contra mulheres e idosos.


A ação também conta com o projeto PET-Saúde Equidade (UEL), com jogos educativos sobre equidade na saúde e materiais de práticas integrativas, como aromaterapia.