Cidade

Prefeitura entrega a reforma da UBS e do Pronto Atendimento União da Vitória

23 dez 2024 às 17:39

A partir de hoje (23), a comunidade do Conjunto Habitacional União da Vitória e arredores poderá contar com a Unidade Básica de Saúde (UBS) e o Pronto Atendimento (PA) do bairro completamente reformados e revitalizados. Ambas as unidades de saúde estão abertas desde às 7h, para atender a população normalmente na Rua Dezenove de Abril, 55. A obra é uma realização da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).


Devido ao feriado de Natal, o atendimento de hoje (23) na UBS será realizado no horário das 7h às 13h, e fecha amanhã (24) e quarta-feira (25). O Pronto Atendimento funcionará hoje (23) em horário normal, das 7h às 23h; amanhã (24) das 7h às 19h, e fecha no feriado do dia 25. Nos demais dias úteis, o horário de atendimento da Unidade Básica de Saúde será das 7h às 19h e do Pronto Atendimento, das 7h às 23h.


Reforma – A obra foi executada pela empresa Smartlink, mediante um investimento de aproximadamente R$ 1 milhão. Entre as melhorias realizadas estão pintura interna e externa, troca de piso, troca de sistema elétrico, provisão de pontos de ar-condicionado, revisão das esquadrias, revisão de telhado, troca de portas, melhoria no sistema de lógica e internet, manutenção da fachada e muros, melhoria na iluminação, troca de revestimento interno em cerâmica, implantação de acessibilidade, móveis e equipamentos novos, entre outras benfeitorias.


Também foi realizada uma reorganização do layout dos cômodos, que resultou em um aumento de dois consultórios disponíveis no prédio. Ao todo, são seis consultórios indiferenciados, mais consultório ginecológico e um de odontologia, e foi criada uma sala de emergência. Farmácia, sala de hidratação e medicação, e a recepção foram ampliadas, enquanto a sala de triagem foi reorganizada em novo ambiente. Também foi feita uma sala para os Agentes de Comunitários de Saúde (ACSs) e uma nova lavanderia.


A coordenadora da unidade, Michele Fabiana de Faria, salientou o que muda no atendimento com a nova organização do ambiente. “Com o número maior de consultórios, hoje a gente consegue até separar o que é UBS do que é PA dentro da mesma planta física, o que antes a gente não conseguia. Agora podemos ter um maior número de profissionais, médicos, enfermeiros, porque temos o número maior de salas. Antes da reforma era preciso tirar um da sala quando o outro entrava, fazendo revezamento, e agora não: conseguimos alocar todo mundo sem ter que ficar revezando, trazendo mais agilidade e maior número de atendimentos”, explicou.

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, foi até o local visitar as instalações reformadas e relembrou todo o trabalho realizado para renovar toda a estrutura de saúde do município. “São melhores condições de trabalho para os profissionais e melhores condições de atendimento para a população. Temos 54 unidades de saúde no município, e 51 foram totalmente reformadas, muitas reconstruídas, ampliadas, e construídas novas unidades para bem atender à nossa população”, contou.


Marcelo Belinati falou ainda sobre os investimentos realizados para atender as necessidades da região. “O conjunto União da Vitória tem uma característica especial, é uma região muito grande, que abrange vários bairros. Aqui existe uma unidade de atendimento básico, uma UBS propriamente dita, mas também tem um pronto atendimento que funciona até às 23h, para atender aqueles casos de urgência e emergência. E aqui bem próximo, no antigo Pavilon, estamos construindo a nova UPA da zona sul, na Avenida Guilherme de Almeida. Isso vai reforçar todo esse atendimento estruturado aqui na região”, complementou.


O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, acompanhou o prefeito na visita e falou sobre o investimento em recursos humanos para atender a população. “Esse é um trabalho que fizemos desde 2017, a reestruturação e recomposição das equipes de trabalho da Secretaria de Saúde. E aqui não foi diferente. Hoje, essa unidade conta com quatro médicos de atenção primária, mais ginecologista e pediatra, e mais três a quatro médicos de plantão. Tem momentos que quase dez médicos atendem nessa estrutura, por isso foi necessária a ampliação de consultórios. Criamos mais consultórios para dar a condição adequada aos nossos profissionais de saúde para atender a população”, enfatizou.



O prédio, onde hoje funcionam a UBS e o PA do União da Vitória, foi construído em 1995, e reformado em 2014. A área de abrangência dessas unidades de saúde é estimada em aproximadamente 12 mil pessoas, somando moradores dos bairros Jardim Nova Esperança e Conjunto Habitacional União da Vitória.