A Escola Municipal Aloys João Mann tem quase 50 anos de atuação em Cascavel. A unidade foi construída em 1977 e de lá para cá já formou milhares de alunos. É a segunda instituição de ensino mais antiga do Município e sempre com notas altas no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Com toda essa carga histórica, nada mais que merecido uma obra completa de revitalização, que agora é realidade.
Com o projeto Escola Feliz, a Prefeitura de Cascavel, por meio do da Secretaria de Educação, entregou nesta sexta-feira (13), a reforma da unidade. Além das melhorias na estrutura, que já havia sofrido com a ação do tempo, agora a instituição está mais colorida, com parquinho, ginásio e salas novas para os cerca de 300 alunos que estudam na unidade.
O prefeito Leonaldo Paranhos lembra que todos os investimentos feito na educação ao longo dos últimos anos é a prova que o governo coloca o como uma prioridade. “Tenho plena consciência de que a gente sempre tem que ter uma escola atrativa. Eu sempre digo, a criança não tem como prioridade o estudo, ela sabe que precisa estudar, os pais fazem esse convencimento, mas a faixa de idade dessas crianças não tem isso como objetivo principal, então a gente precisa criar um ambiente atrativo. Escola colorida, boa alimentação, robótica, informática, laboratório, a escola que prenda a atenção e a vontade da criança ficar. Isso aconteceu porque esse conjunto de investimentos, nós tivemos a melhor nota junto com os 18 anos. Essas coisas não sãoé por acaso. Nós tivemos a menor taxa de evasão escolar. Nós tivemos o selo Ouro sobre alfabetização. É um conjunto de investimento físico junto com a qualidade que os nossos profissionais têm de ensinar as crianças da rede municipal”, observa.
O investimento é de R$ 4.911.070,83. A unidade conta agora com passarelas cobertas, parquinho com amplo espaço, pavimentado e supercolorido. Substituição de todas as esquadrias, revestimentos de pisos e paredes, instalação de pastilhas cerâmicas nas circulações e áreas externas e pintura geral. Há ainda estacionamento externo, uso de energia solar, entre outros. “É uma escola que atende as normas de vigilância Sanitária, tem acessibilidade e muita sustentabilidade. É uma escola realmente com o padrão da gestão do governo municipal para beneficiar os processos de aprendizagem, o trabalho de nossos professores e profissionais da educação”, pontua.
O vice-prefeito, Renato Silva, que assumirá a Prefeitura em 2025, pontua que os investimentos de educação. “Reformar uma escola é revitalizar a vida humana, principalmente das crianças, que são o nosso presente para ter um futuro seguro. A gente fica feliz quando pode proporcionar isso, em deixar uma escola confortável, alegre e para motivar ainda mais as nossas crianças a estudarem”, observa.
Mãe de dois alunos da escola, Maria Capelleti, aprovou a reforma. “Para nós, ficou muito além do esperado. Foi uma grande alegria saber que o poder público está investindo nas nossas crianças. Eu, como mãe, fiquei muito, muito feliz. Ficou linda. E foi uma escola pensada neles, com segurança, com conforto, para que os professores também conseguissem trabalhar e ensinar muito mais e melhor os nossos filhos. Obrigada”, agradece.