Cidade

Prefeitura estuda ações de segurança para combater criminalidade próximo ao PAI

05 out 2023 às 21:37

O Pronto Atendimento Infantil de Londrina (P.A.I.) tem sido alvo de furtos, atos de vandalismo e também local de passagem para usuários de drogas e moradores de rua.

 

O P.A.I. fica instalando no quadrilátero central de Londrina para facilitar a chegada e saída de quem procura unidade de saúde. Nos últimos meses o número de furtos aumentou em 70% na região.

 

A Praça da Imigração Japonesa, que fica bem em frente é um ponto de encontro dos usuários de drogas. É comum encontrá-los fazendo o uso de entorpecentes em plena luz do dia.

 

Como o Pronto Atendimento fica aberto 24 horas, eles aproveitam as portas abertas para realizarem suas necessidades e também praticarem os furtos.

 

O secretário Felippe Machado informou que um trabalho, em conjunto com a Guarda Municipal (GM), está sendo elaborado para coibir novos furtos e invasões. “Tenho conversado bastante com a Guarda Municipal para a gente tentar, minimamente, regulamentar o acesso àquela dependência, que é um prédio público, mas há que se respeitar as regras de vigilância sanitária, regras de atendimento interno da instituição. É isso que a gente deve fazer nos próximos dias, através de uma portaria interna da Secretaria de Saúde”, disse o secretário.

 

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade também estão se tornando um ponto de parada e “apoio” para moradores de rua.

 

Na Unidade Básica de Saúde do Jardim do Sol, por exemplo, há colchões espalhados pelo chão na entrada da instituição. “A gente se depara muitas vezes que as pessoas em situação de rua não querem buscar esse tipo de atendimento, esse tipo de acolhimento. E por outro lado, nós enquanto poder público, enquanto administração, temos que garantir também o funcionamento adequado das nossas instituições”, frisou.