A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP), iniciou um trabalho de micropavimentação em toda a extensão da Avenida Inglaterra, que possui cerca de 1,2 km de extensão, e na Rua Finlândia, entre as avenidas Inglaterra e Portugal, região sul. A ação visa dar melhores condições de tráfego e segurança para os motoristas e pedestres.
Devido à execução das obras, neste momento há interdição na Avenida Inglaterra, entre a Rua Finlândia e a Avenida Dez de Dezembro, no sentido norte/sul. A previsão é liberar o trânsito no local até o final do dia. Amanhã (2), deve haver interdição na Avenida Inglaterra, também entre a Avenida Dez de Dezembro e a Avenida Estados Unidos, desta vez no sentido sul/norte.
O secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, contou que a Prefeitura está executando melhorais em diversas vias da região sul. “Na Avenida Inglaterra e Rua Finlândia, nós detectamos que era necessário fazer melhorias e estamos fazendo com micropavimentação. Essa é uma boa alternativa para vias que não estão muito deterioradas, pois dá uma sobrevida boa para o pavimento, evitando a abertura de buracos. Anteriormente, na Avenida Inglaterra, fizemos um tratamento básico, que incluiu recuperação da pista onde havia necessidade, para receber o micropavimento que iniciou hoje”, explicou.
O secretario contou que o serviço faz parte do projeto de recuperação das vias mais movimentadas da cidade. “Em alguns locais nós fazemos o recape e em outros o micropavimento, como aconteceu na Avenida Waldemar Spranger e Rua Almeida Garret. É um trabalho muito importante, que dá mais melhores condições de trânsito e mais segurança para os motoristas e pedestres de Londrina”, apontou.
O investimento, apenas no serviço de micropavimentação, na Avenida Inglaterra e Rua Finlândia, é de aproximadamente R$ 280 mil. O recurso é proveniente de operação de crédito com o Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento voltado ao Setor Público), obtido por meio da Caixa Econômica Federal. O recurso integra um montante de R$ 100 milhões que a Prefeitura possui, nesse modelo de financiamento, para fazer ações por toda a cidade, incluindo recapes, reperfilagens, implantações de micropavimentação, construção de obras de infraestrutura e trabalhos de regularização fundiária.