Cidade

Prefeitura fortalece atendimento da equipe de saúde da UBS do Jardim do Sol

04 set 2025 às 10:27

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), fortaleceu a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim do Sol para consulta médica sem agendamento, voltada aos casos menos complexos classificados como azul. A UBS atende de segunda a sexta, das 7h às 19h, na Rua Via Láctea, 877, região oeste.


A medida foi adotada como retaguarda devido à reforma da UPA Centro-Oeste (Maria Angélica Castoldo).

Na UBS, foram inseridos um médico, um enfermeiro e um auxiliar de enfermagem por período, contabilizado das 7h às 13h e das 13h às 19h. A equipe de rotina permanece e todos os serviços continuam normalmente.


O reforço iniciou em 25 de agosto e, até ontem (2), já foram atendidos 106 pacientes. Segundo Vera Lúcia Roncarati, assessora técnica da Atenção Primária em Saúde, o plantão é temporário para suprir a demanda local.


Casos como viroses, dores crônicas e estado febril sem alterações podem ser atendidos na UBS. Situações mais graves são encaminhadas para a UPA Centro.


REFORÇO EM OUTRAS UNIDADES


A UPA Centro-Oeste foi reaberta em novo endereço, agora chamada de UPA Centro, na Rua Senador Souza Naves, 1.681 (esquina com a Avenida Bandeirantes), funcionando 24h por dia.


Além da UBS Jardim do Sol, houve reforço nos atendimentos da UPA Sabará e do Pronto Atendimento (PA) do Jardim Leonor.


Na UPA Sabará (Av. Arthur Thomas, 1.390), o atendimento é 24h por dia, com escala de oito clínicos-gerais das 7h às 1h e quatro das 1h às 7h, além de ortopedista 24h.


No PA do Jardim Leonor (Rua Aroeira, 284), são cinco médicos clínicos-gerais das 7h à 1h e três das 1h às 7h. A unidade também atende crianças menores de 12 anos pela Rede Carinho, com atendimento pediátrico das 7h à 1h.