A Prefeitura de Londrina deu início às obras de duplicação de um trecho de 500 metros de pista da Avenida Juvenal Pietraroia, entre a PR-445 e a Rotatória com a Rua Soiti Taruma, região oeste. A obra visa facilitar o acesso a bairros como os jardins Sabará 3, Columbia, Maracanã, Olímpico, João Turquino, Gleba Esperança e outros nessa abrangência. Com isso, obra possibilitará mais rapidez, segurança e conforto aos motoristas que se deslocarem desses bairros para as áreas sul e central, por exemplo.
Neste momento, as equipes começaram as intervenções no sentindo norte-sul, saindo da marginal da PR-445, fazendo deslocamento de alambrado e muro de arrimo. Na sequência, será demolido o muro da propriedade do Sindicato dos Metalúrgicos e construído um novo, para fazer a via e calçadas.
O pacote de serviços incluirá, além da duplicação com novo asfalto, a implantação de canteiro central com ciclovia e nova iluminação, revitalização do sistema de drenagem, calçadas e meio-fio, piso tátil e rampas acessíveis, área de estacionamento para veículos em cada um dos lados da via, além de sinalização viária e paisagismo. Ao todo, serão cerca de 4.500 m² de área de pavimento executado. Outra melhoria prevista no projeto será uma adequação geométrica da rotatória entre as avenidas Juvenal Pietraroia e Soiti Taruma, para permitir a conexão com a nova pista duplicada, bem como trazer melhor fluidez às conversões dos veículos.
A Prefeitura está investindo R$ 2.372.467,29 nas obras. A empresa responsável pelos serviços é a Tapalam Construções e Empreendimentos Ltda., vencedora do processo licitatório. A previsão de término das obras e agosto deste ano.
O secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, disse que se trata de uma via importante para a região, que dá acesso a diversos bairros, e visa facilitar a mobilidade com mais segurança.
A região da Juvenal Pietraroia se desenvolveu muito, compreende vários bairros novos, há indústrias e milhares de pessoas que moram na região.
A Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP) fez o projeto da obra e ficará responsável por fiscalizar as ações desempenhadas pela construtora contratada. Conforme o planejamento, a iluminação nova em LED será implantada pela Londrina Iluminação (LI).